top of page
Gradient_edited.jpg
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

 15, 16 e 17 set. 2021

Evento online gratuito

"Contribuições e desafios da ciência linguística em tempos de pandemia:
reflexões e experiências"

O XIII Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp (SELin) ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2021 de forma remota. O SELin é um evento destinado, principalmente, ao debate das pesquisas em desenvolvimento de alunos de dois programas de pós-graduação da Unesp: o Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) de São José do Rio Preto e o Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr) de Araraquara. Além de propiciar um espaço para a divulgação das pesquisas realizadas nos dois programas, busca também promover discussões científicas no campo dos Estudos Linguísticos.
 

Tradicionalmente realizado no formato presencial, a localização do evento se alternava entre o Ibilce, em São José do Rio Preto, e a FCLAr, em Araraquara. Desde 2020, no entanto, quando se instaurou a pandemia de COVID-19, o SELin, assim como outros eventos e outras práticas sociais, migrou para o ambiente virtual. Passado um ano desde o anúncio da pandemia pela Organização Mundial da Saúde, o Brasil vive um momento crítico tanto no cenário da disseminação do vírus quanto da propagação de desinformação a respeito da doença. Discursos e práticas não científicos desconsideram a gravidade da situação e colocam-se muitas vezes como entrave ao combate efetivo do vírus que assolou o planeta, ressignificando suas dimensões políticas, sociais, culturais, econômicas, linguísticas e, sobretudo, humanas.


Diante desse panorama, e reconhecendo a importância do conhecimento científico no enfrentamento dessas questões, o tema proposto para esta edição do SELin é Contribuições e desafios da ciência linguística em tempos de pandemia: reflexões e experiências. Trata-se de um convite para debater o papel da ciência linguística nesse momento de crise. Cabe-nos interrogar os efeitos das múltiplas maneiras de dizer a pandemia e de se dizer em tempos de pandemia, o impacto das novas formas de trabalho que se impuseram no mundo acadêmico, a reconfiguração das relações entre os sujeitos – professores, aprendizes ou pesquisadores – atuantes na esfera educacional e as consequências epistêmicas e empíricas desse novo mundo. Busca-se, assim, abrir espaço para o diálogo nas mais diversas áreas do saber e do fazer linguísticos, segundo perspectivas que abordem diferentes reflexões teóricas ou que resultem de experiências individuais ou coletivas.

Comissão organizadora do XIII SELin

Equipe docente

Suzi Marques Spatti Cavalari (PPGEL – IBILCE) – Presidente

Lucia Regiane Lopes Damasio (PPGEL – IBILCE)

Maria Angelica Deangeli (PPGEL – IBILCE)

Talita Serpa (PPGEL – IBILCE)

Egisvanda Isys de Almeida Sandes (PPGLLP – FCLAr)

Gladis Massini-Cagliari (PPGLLP – FCLAr)

Regiani Aparecida Santos Zacarias (PPGLLP – FCLAr)

Marina Célia Mendonça (FCLAr)

Equipe discente

Ana Carolina Freschi (PPGEL – IBILCE)

Carolina Tavares de Carvalho (PPGEL – IBILCE)

Gabriel Guimarães Alexandre (PPGEL – IBILCE)

Jessica Nunes Caldeira Cunha (PPGEL – IBILCE)

Luciano Franco (PPGEL – IBILCE)

Sidnei Pereira (PPGEL – IBILCE)

William Danilo Garcia (PPGEL – IBILCE)

Kamila Gonçalves (PPGLLP – FCLAr)

Mirella de Souza Balestero (PPGLLP – FCLAr)

bottom of page